Home-Office, Brasil - Peru / 2021
Mesmo com a pandemia, continuamos em home-office a todo vapor com nossos parceiros e co-produtores da Apus Estudio/Peru
Estúdio em Lima - Peru / 2021
Gravação feita pela equipe da Apus Estudio (co-produtora do filme), com Júlio César de Andrade Moura interpretando o personagem Carlos Estevão. O processo foi acompanhado pela diretora Tania Anaya, em Belo Horizonte, via Zoom.
Estúdio / 2019
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Estúdio / 2018
Filmagens em área Guarani / Aldeia Bracui (RJ) / 2018
FESTIVAL DE CANNES / Annecy goes to Cannes / 2017
Estúdio / 2017
Gravação da Trilha Sonora para o Teaser / 2017
Filmagem e edição - Vinícius Correia
Seminário no Cine Humberto Mauro / 2016
Em novembro, apresentamos os bastidores da realização do filme Nimuendajú, durante a mostra de longas de animação para adultos, no Cine Humberto Mauro.
Estamos nos dedicando à
realização do storyboard e do animatic, além da organização da bíblia de
animação – trabalhos demorados e minuciosos. Estamos, ao mesmo tempo,
procurando parcerias que nos permitam ampliar o orçamento do filme, realizar
melhor o filme, pensar melhor sobre o filme, dar visibilidade ao filme, dar
longevidade ao filme. Os parceiros são importantes aliados. Em novembro, vamos
a terra indígena Guarani, em outro extremo do país, no Mato Grosso do Sul,
fazer as últimas filmagens, pois nosso projeto se apropria fortemente dos sons
diretos e ambientes obtidos nas aldeias indígenas. As referências das imagens
filmadas são também guias para nossos concepts. Acreditamos que iniciaremos a
produção do filme para valer, em 2017.
Período de imersão para finalização do roteiro. Leandro Saraiva e Tania Anaya, Sítio Rapa Cuia. Fotos: Kleber Gesteira
Segundo Semestre / 2013
No momento preparamos uma cena de 3,5 minutos que servirá
de base para todo o filme. Queremos com este material testar a técnica de
animação - uma mistura de animação “full” e recorte, deixar delineada a direção
de arte, o desenho de som e os procedimentos a serem adotados para a equipe de
ilustradores e animadores que entrarão durante a fase de produção.
Esta pequena peça servirá também para divulgar o filme em
feiras de negócios e editais e ajudá-lo a obter recursos para sua realização.
No estúdio, em meio a concepts, ficha de filmagem, planejamentos, storyboard, o núcleo duro: Adriane Puresa (Pupu), Bruno Sommerfeld, Cristiane Zago, Kleber Gesteira e Tania Anaya. Fotos de Sávio Leite
Gravações em área Canela/Rankokamekrá
Aldeia Escalvado
agosto/2012
Entre os Canela/Rankokamekrá, a equipe presenciou o funcionamento do “senado” da aldeia, no grande pátio. Necessário destacar que a população Canela, da aldeia Escalvado, sul do Maranhão, é de mais ou menos 3 mil pessoas. Os Apinayé, na aldeia Patizal, norte de Tocantins, é de 100 pessoas. Portanto, entre os Canela estávamos numa cidade-estado. Os homens mais velhos reúnem-se ainda no pátio toda manhãzinha e toda tardezinha para tratar dos interesses da aldeia. Quaisquer problemas, desde a falta de remédios ou os procedimentos da equipe de filmagem eram ali conversados. Cada um de nós da equipe recebeu um nome de batismo e passou a pertencer a uma família.
Ali acontecem os rituais, os cantos de plantio e colheita e inúmeros outros executados por cantores idosos que se anunciam e percorrem os caminhos radiais que levam ao pátio central.
Uma experiência riquíssima que se refletirá no filme. A história ganha perspectiva e densidade com a atuação espontânea, cúmplice, dos indígenas que hoje sabem da importância de verem sua imagem difundida com mais profundidade, diferente do tratamento que têm na mídia em geral. Nenhum ilustrador ou animador por mais competente que seja, poderia criar o que estes povos ofereceram às nossas câmeras.
Fotos: Toninho Muricy e Thiago Franco
Gravações em área Apinayé
Aldeia Patizal
julho/2012
Estimulados pelos registros de Curt Nimuendajú que levamos durante a viagem de pesquisa, os jovens Apinayé da Aldeia Patizal, retomaram o ritual de Perna de Pau, que não era feito há 30 anos. Confeccionaram pernas de pau muito altas, como as observadas na foto. Após o desfile pela aldeia, eles sentaram-se, altivos, sobre os telhados de palha. Recriaram um canto com que acompanharam toda a festa. As mulheres levavam batatas doces cozidas para os jovens guerreiros em cestinhas amarradas no cabo de varas compridas. Verificamos um renascimento de uma memória coletiva em torno deste belo ritual. Ao final, sob um sol de fim de tarde, toda a aldeia evocou os antepassados num choro cantado, pedindo perdão para o caso de não terem realizado o ritual como antigamente.
O choro é uma prática comum entre os Apinayé. Curt Nimuendajú se refere de forma recorrente às “lágrimas de boas vindas” com que era recebido pela sua mãe Apinayé, Pembre, e outras mulheres mais velhas, toda vez que voltava à aldeia. As senhoras que encenaram para o filme, choraram e cantaram com uma verdade antiga que parece estar sempre ali, à flor da pele.
Equipe em Tocantinópolis: Clarissa Campolina, Lygia Santos, Thiago Franco,
Anna Flavia Dias Salles, Tania Anaya, Kleber Gesteira,
Toninho Murucy, Wilsinho e Peter Ketnath
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Pesquisa: área Canela-Rankokamekrá/MA
junho 2012
Aldeia Escalvado |
Cantor no pátio |
Reunião no pátio |
Kleber sendo batizado
Seu Diogo |
Filmar em aldeias indígenas não é tarefa simples. Fizemos uma viagem de pré-produção para apresentar o projeto às lideranças dos dois povos e acertar em termos econômicos e logísticos as condições do trabalho da equipe que chegaria no mês seguinte.
Levamos, além do projeto do filme, apostilas que apresentavam Curt Nimuendajú e um apanhado de trechos de seus textos e fotografias feitos durante a década de 30. À noite, fizemos projeção das fotografias sobre um lençol branco - as imagens causaram impacto, tanto na Aldeia Escalvado (Canela) quanto na Aldeia São José (Apinayé). Os índios ficavam conversando sobre os objetos, os costumes, as pessoas retratadas com enorme interesse. Os velhos contavam com entusiasmo sobre coisas ali projetadas, já em desuso. Muitos tinham uma memória vívida sobre Curt Nimuendajú, ou porque o conheceram pessoalmente ou porque seus pais o conheceram.
Pesquisa: área Apinayé/TO
junho / 2012
Apresentação de fotos de Curt Nimuendaju |
Zé Cabelo, Kleber Gesteira, Tania Anaya, Edmar Apinayé, Marcelo (Funai),
Roberto da Mata Apinayé, jovens Apinayé da aldeia Patizal e Leo Ayres,
após assinatura de acordo para realização das gravações
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Segundo Semestre / 2012
sobre roupas de época, tipos de cortes de cabelo, etc; e Mirian Rolim organizando a papelada.
Gravações em Belo Horizonte
agosto/2012